quarta-feira, 11 de março de 2020

A prática do culto cívico gera o despertar da consciência critica nos estudantes.


Nesta quarta feria durante a cerimônia do culto cívico o professor de História Luciano Facco fez uma reflexão sobre os direitos da mulher,( por ocasião do dia internacional da Mulher que ocorreu no último dia 08),  destacando o fato de que apesar de vivermos numa sociedade  moderna tecnologicamente, infelizmente ainda não há igualdade de direitos na prática. Que possamos juntos construir uma sociedade onde se valorizem o ser Humano, independente de seu sexo, orientação sexual, credo, raça ou posição social. Falando assim até parece utópico. Mas, o direito à cidadania é uma questão básica que perpassa todos os setores da sociedade. E precisa sempre ser tratado com prioridade dentro das política públicas de cada país.



No evento também tratou a questão do corona vírus ou COVID-19 enquanto seu impacto na economia mundial. Visto que A epidemia do corona vírus já provocou “danos expressivos” à economia global desde fevereiro, quando a disseminação da doença ainda estava concentrada à região asiática.  A indústria foi o que mais sofreu os impactos da epidemia, seguida pelo comércio. Visto que o Brasil é bastante dependente comercialmente da China. Os setores de construção e serviço tiveram queda "muito pequena". Demonstrando como a globalização é também sentida localmente.





quarta-feira, 4 de março de 2020

A EE Pedro Pedrosa homenageia as Mulheres durante culto cívico desta quarta feira


Na manhã desta quarta-feira a Professora Mediadora Camila Fanelli de Jesus juntamente com as professoras Cidinha Santos de Sociologia e Beatriz Marcolino de Geografia realizaram o culto cívico na EE Pedro Pedrosa em Nhandeara. Antes de se cantar o Huno Nacional, a professora Beatriz fez uso da palavra  a fim de homenagear a todas as mulheres pelo dia 8 de março.
                 Na ocasião, ela destacou as conquistas das mulheres ao longo do tempo reafirmando a necessidade de sempre estarmos conscientes de nossos direitos e deveres perante a sociedade e a família.




O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março. A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York - uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.